19/12/2009

PORTUGUÊS - texto - 5º ano - 4º bimestre

1)- Que mensagem você acha que o autor quis passar por meio deste texto:
(  ) A dificuldade em aprender a ver horas no relógio de ponteiros.
(  ) Ver as horas, aguardar ônibus, ler placas e os letreiros são atitudes bastante simples para o homem do texto
(  ) A importância de saber ler e escrever

2)- O texto “ O homem que não sabia ler” é:
(  ) Uma reportagem
(  ) Um conto
(  ) Uma piada

3)- Uma história ocorre em um ou mais lugares. Onde se passa a historia que você leu?
(  ) Na porta de uma escola
(  ) Na rua em uma calçada
(  ) Na casa do homem

4)- Na vida real, existem pessoas como a personagem do texto?
( ) Não. Todas as pessoas mais velhas sabem ler e escrever
(  ) Sim. Existem pessoas ainda que são analfabetas
(  )   Não. A história não é real, porque todas as pessoas na idade daquele homem frequentam escola e sabem ler e escrever

5)- O homem tinha muitas vontades e desejos, mas suspirava só em pensar ... Qual era o seu desejo?
(  ) Reconhecer os números
(  ) Saber ver as horas
(  ) Aprender a ler e a escrever

6)- Que horas são quando o ponteirinho está no dez e o ponteirão está no cinco?
(  ) 10 horas e 5 minutos
(  ) 10 horas e 25 minutos
(  ) 10 horas e 50 minutos

7)- Por que você acha que o menino estufou o peito para dizer que já era quase da 3ª série?
(  ) porque estava se sentido melhor do que aquele homem
(  ) porque quis mostrar ao homem que é na infância que se aprende a ler e a escrever
(  ) porque tinha orgulho de saber ler e escrever

8)- Em sua opinião, quem é o autor da carta: o homem ou o menino?
(  ) O homem. Pois mesmo não sabendo escrever, foi ele quem falou todo o assunto da carta, deu as ideias para o menino escrever
(  ) O menino. Pois ele escreveu a carta, passando para o papel as ideias do homem.

9)- Que atitudes levam uma pessoa  a ser analfabeta?
(  ) Não frequentar a escola
(  ) Trabalhar quando ainda é criança
(  ) Só trabalhar na idade certa.
(  ) Sair da escola sem concluir os estudos

10)-  O que o autor quis dizer nas expressões abaixo:
a)- “O vento soprava morno”
(  ) O ar estava abafado
(  ) O ar estava fresco
(  ) O vento soprava forte
b)- “... que estava morto de saudade.”
(  ) Estava doente e morreu
(  ) A saudade é muito grande
(  ) Não sentia saudade de ninguém

11)- A finalidade deste texto é:
(  ) Convencer o leitor de um fato
(  ) Contar um fato
(  ) Exzplicar um fato

12)- No trecho “o que será que elas dizem” o trecho se refere a:
(  ) As pessoas que conversam
(  ) As letras dos cartazes
(  ) As pessoas na rua

13)- Por que motivo o homem não escrevia para a sua família?
(  ) Ele não gostava
(  ) Porque não conhecia as letras
(  ) Porque ele não queria comentar sobre sua vida.

14)- O que significa a palavra “suspirou”?
(  ) espirrou   (  ) fez um suspiro
(  ) respirou fundo

15)- No trecho “Queria tanto ir para baixo de uma árvore”. Esse trecho dá a ideia de:
(  ) lugar   (  ) tempo   (  ) explicação

16)- Quem conta este historia:
(  ) O menino
(  ) O homem
(  ) O autor Ricardo Azevedo