1)- Que mensagem você acha que o autor quis passar por meio deste texto:
( ) A dificuldade em aprender a ver horas no relógio de ponteiros.
( ) Ver as horas, aguardar ônibus, ler placas e os letreiros são atitudes bastante simples para o homem do texto
( ) A importância de saber ler e escrever
2)- O texto “ O homem que não sabia ler” é:
( ) Uma reportagem
( ) Um conto
( ) Uma piada
3)- Uma história ocorre em um ou mais lugares. Onde se passa a historia que você leu?
( ) Na porta de uma escola
( ) Na rua em uma calçada
( ) Na casa do homem
4)- Na vida real, existem pessoas como a personagem do texto?
( ) Não. Todas as pessoas mais velhas sabem ler e escrever
( ) Sim. Existem pessoas ainda que são analfabetas
( ) Não. A história não é real, porque todas as pessoas na idade daquele homem frequentam escola e sabem ler e escrever
5)- O homem tinha muitas vontades e desejos, mas suspirava só em pensar ... Qual era o seu desejo?
( ) Reconhecer os números
( ) Saber ver as horas
( ) Aprender a ler e a escrever
6)- Que horas são quando o ponteirinho está no dez e o ponteirão está no cinco?
( ) 10 horas e 5 minutos
( ) 10 horas e 25 minutos
( ) 10 horas e 50 minutos
7)- Por que você acha que o menino estufou o peito para dizer que já era quase da 3ª série?
( ) porque estava se sentido melhor do que aquele homem
( ) porque quis mostrar ao homem que é na infância que se aprende a ler e a escrever
( ) porque tinha orgulho de saber ler e escrever
8)- Em sua opinião, quem é o autor da carta: o homem ou o menino?
( ) O homem. Pois mesmo não sabendo escrever, foi ele quem falou todo o assunto da carta, deu as ideias para o menino escrever
( ) O menino. Pois ele escreveu a carta, passando para o papel as ideias do homem.
9)- Que atitudes levam uma pessoa a ser analfabeta?
( ) Não frequentar a escola
( ) Trabalhar quando ainda é criança
( ) Só trabalhar na idade certa.
( ) Sair da escola sem concluir os estudos
10)- O que o autor quis dizer nas expressões abaixo:
a)- “O vento soprava morno”
( ) O ar estava abafado
( ) O ar estava fresco
( ) O vento soprava forte
b)- “... que estava morto de saudade.”
( ) Estava doente e morreu
( ) A saudade é muito grande
( ) Não sentia saudade de ninguém
11)- A finalidade deste texto é:
( ) Convencer o leitor de um fato
( ) Contar um fato
( ) Exzplicar um fato
12)- No trecho “o que será que elas dizem” o trecho se refere a:
( ) As pessoas que conversam
( ) As letras dos cartazes
( ) As pessoas na rua
13)- Por que motivo o homem não escrevia para a sua família?
( ) Ele não gostava
( ) Porque não conhecia as letras
( ) Porque ele não queria comentar sobre sua vida.
14)- O que significa a palavra “suspirou”?
( ) espirrou ( ) fez um suspiro
( ) respirou fundo
15)- No trecho “Queria tanto ir para baixo de uma árvore”. Esse trecho dá a ideia de:
( ) lugar ( ) tempo ( ) explicação
16)- Quem conta este historia:
( ) O menino
( ) O homem
( ) O autor Ricardo Azevedo