| |||
Avaliação de Ciências | |||
3º TRIMESTRE / 2009 | |||
Nome: |
Nº. |
5º ANO | TURMA |
Professora | NOTA: | ||
Assinatura do Responsável: | DATA: |
Objetivos:
Diferenciar o sistema genital feminino do masculino.
Reconhecer diferenças existentes nas fases da vida.
Identificar diferentes formas de energia.
Atenção:
Faça a prova à caneta azul ou preta. Evite rasuras e não utilize corretivo(branquinho).
1) Leia a música abaixo e responda às questões:
Em volta dele, bem alegres, E, no valor do aconchego.,
Dançavam, feito maluquinhos, Devagarzinho esse bebê crescia...
Um bando de espermatozóides Até que um dia , veio ao mundo,
Todos querendo o mesmo lugarzinho. Trazendo muita alegria.
Mas, foi somente o mais esperto, E foi , então , que eu percebi
O mais veloz, que se preparou Que minha vida começou assim.
A penetrar no óvulo... e foi Carlos ou Ana Carolina, a história
Assim que tudo começou. Ainda não chegou ao fim.
A célula que era pequena, se
Dividiu por dois, a cada vez.
Depois, em dez, em mil,
E foi assim até o nono mês.
a)Na segunda estrofe da música, o autor descreve um processo importante para a continuidade da nossa espécie.Qual o nome desse processo?
( A ) fecundação (B) ovulação (C) reprodução
b)Que nome você daria ao acontecimento descrito nos dois primeiros versos da 4ª estrofe?
( A) menstruação (B) gestação ( C) articulação
c) E aos dois últimos versos da 4ª estrofe?
(A) fecundação ( B) nascimento (C) excreção
d) Em sua opinião, por que o autor diz que ainda não chegou ao fim?
Elabore uma explicação para esse verso de acordo com as funções do sistema reprodutor:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
2) Nosso corpo: o preparo para a reprodução
Chega uma época na vida dos meninos e meninas em que começam a surgir muitas diferenças em seus corpos. É uma fase em que as crianças vão se transformando em gente grande. No início desse período ocorre a puberdade, ocasião em que os jovens se tornam capazes de se reproduzir. A puberdade ocorre por um aumento da produção de hormônios sexuais fabricados nos testículos e nos ovários. Esses hormônios são lançados no sangue e vão atuar em várias regiões do corpo, gerando grandes transformações.
a) Qual fase da vida humana está relacionada às frases grifadas? Justifique a sua resposta:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Cite duas transformações que ocorrem no corpo dos meninos e duas no corpo das meninas:
Meninos | Meninas |
|
|
|
|
|
|
b) Como é chamada a fase da vida anterior a da resposta dada na letra a) E a fase posterior?
____________________________________________________________________________
c) Em qual fase da vida você se encontra? Dê exemplos que comprovem a sua resposta:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
3) Preencha as lacunas de acordo com as palavras a seguir:
fecundação – menstruação – gestação – parto
É o período em que o bebê permanece dentro do útero da mãe. _______________________
É a união do óvulo com o espermatozóide e geralmente ocorre no interior das tubas uterinas._______________________________
Quando não ocorre a fecundação, o óvulo é eliminado juntamente com o sangue pela vagina da mulher. ______________________________
Acontece ao final da gravidez, quando o bebê já está totalmente formado._____________________________
4) Grilos na cabeça
São poucos os rapazes e moças que conseguem atravessar a adolescência sem viver um “grilo”, sem se sentir tentado a “mais” ou a “menos” em alguma parte do corpo. [...]
[...] Tudo isso passa, se bem que algumas pessoas continuam o resto da vida querendo ter um corpo de artista ou a altura que não tem.
Cada um de nós tem a forma e a altura da nossa família, somadas à influência da alimentação. Fazendo ginástica, alimentando-se bem e praticando esportes, o corpo pode ficar mais sadio e proporcional. Mas é bom ir se acostumando com a idéia de que a maioria das características não muda. [...]
Marta Suplicy. Sexo para adolescentes.
São Paulo: FTD, 1995. p. 27
a)Você possui “grilos” como os que são citados no texto? Por quê?
________________________________________________________________________
5) As células reprodutivas femininas chamam-se __________________________ e são produzidas nos ______________________________ .
As células reprodutivas masculinas são os ________________________________; eles são produzidos nos ___________________________________.
6) Marque a letra (F) para os órgãos sexuais femininos e (M) para os masculinos:
( ) pênis ( ) vagina ( ) útero ( ) testículos
( ) ovários ( ) canais deferentes ( ) tubas uterinas ( ) ovários
7) Existem muitos tipos de energia.
| A energia elétrica já se tornou parte integrante do dia-a-dia da maioria das pessoas.Para quem está habituado com o conforto e as facilidades que ela proporciona, fica difícil até imaginar como era a vida antes dela. |
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
( 1 ) Energia elétrica ( ) É a luz que vem do Sol.
( 2 ) Energia luminosa ( ) Contida nos combustíveis.
( 3 ) Energia química ( ) A que faz a água ferver.
( 4 ) Energia térmica ( ) Está presente nos corpos em movimento.
( 5 ) Energia de movimento ( ) Pode ser obtida nas usinas hidrelétricas.
8) Assinale a alternativa que indica o tipo de energia utilizada na cena a seguir:
(a) Energia química
(b) Energia térmica
(c) Energia elétrica
(d) Energia eólica
9) Nas aulas de Ciências você participou do preparo de um Bolo de Laranja.
É correto afirmar que esse Bolo passou por transformações:
( ) físicas ( ) químicas
Justifique a alternativa assinalada:
____________________________________________________________________________
Escreva um exemplo relacionado a cada tipo de transformação:
Transformação Física | Transformação Química |
|
|