01/01/2010

LIVRO MARCELOMARMELOMARTELO

 

ESCOLA ESTAD. DE ENS. FUND. PROFESSORA MARIA JOSEFINA BECKER  PROFESSORA: TELMA KARINA BRAUM – 6ª SÉRIE

TEXTO PARA ESTUDO

 

 

MARCELO, MARMELO, MARTELO

 

              O nosso time estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era uma bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa. Bom mesmo é bola de couro, como a do Caloca.

              Mas, toda vez que a gente ia jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa.

              Era só o juiz marcar qualquer falta no Caloca que ele gritava logo:

              __ Assim eu não jogo! Dá aqui a minha bola!

              __ Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...

              __ Espírito esportivo nada! __ berrava Caloca. __ E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!

              E, assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era jogo.

              A coisa começou a complicar mesmo, quando resolvemos entrar no campeonato do nosso bairro. A gente precisava treinar com bola de verdade para não estranhar na hora do jogo.

              Mas os treinos nunca chegavam ao fim. Carlos Alberto estava sempre procurando encrenca:

              __ Se o Beto jogar de centroavante, eu não jogo!

              __ Se eu não for capitão do time, vou embora!

              __ Se o treino for muito cedo, eu não trago a bola!

              E quando não se fazia o que ele queria, já se sabe, levava a bola e adeus, treino.

              Catapimba, que era o secretário do clube, resolveu fazer uma reunião:

              __ Esta reunião é para resolver o caso do Carlos Alberto. Cada vez que ele se zanga, carrega a bola e acaba com o treino.

              Carlos Alberto pulou, vermelhinho de raiva:

              __ A bola é minha, eu carrego quantas vezes eu quiser!

              __ Pois é isso mesmo! __ disse o Beto, zangado. __ É por isso que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!

              __ Pois azar de vocês, eu não jogo mais nessa droga de time, que nem bola tem!

              E Caloca saiu pisando duro, com a bola debaixo do braço.

 

ROCHA, Ruth. Marcelo, Marmelo, Martelo. In: PRATES, Marilda. Reflexão e ação em língua portuguesa: 5 série. São Paulo: Ed. do Brasil, 1990.

 

 

ANÁLISE DO TEXTO

1.    Por que você acha que os garotos não tinham uma bola de couro?

2.    Você concorda com a atitude de Caloca? Por quê?

3.    Se você fosse amigo de Caloca, o que diria a ele?

4.    Quem escreveu o texto “Marcelo, Marmelo, Martelo”?

5.    Quem conta a história no texto (o narrador) é a mesma pessoa que o escreveu (autor) ou é alguém que faz parte dessa história (personagem)?

6.    Se você acha que foi um personagem da história, quem é esse personagem? Por que você acha isso?

7.    Que história o texto conta?

8.    Quem são os personagens que aparecem na história?

9.    Quando Caloca implica com os colegas?

10.                     Quando o time se viu realmente complicado?

11.                     O texto diz onde os garotos jogavam?

12.                     Se não diz, onde você imagina que eles jogavam? Por quê?

13.                     Onde a reunião dos garotos aconteceu? Como você sabe disso?                                               

 

 

 

ESCREVENDO OUTRO TEXTO

 

 

1.      O texto termina quando Caloca se retira da reunião do clube dos garotos. Imagine o que aconteceu após a saída dele e procure responder as seguintes questões:

 

a)     Que idéias os garotos deram para conseguir uma bola de couro?

b)     Qual foi a idéia escolhida?

c)      Quem deu a idéia?

d)     Como os garotos agiram para realizar a idéia?

e)     Ele conseguiram a bola de couro?

f)      Ele conseguiram treinar com a bola antes do campeonato do bairro?

g)     Onde eles treinaram?

h)     Quando eles treinaram?

i)        Como foram os treinos?

j)        Como foi a participação dos garotos no campeonato do bairro?

k)      Ele conseguiram vencer?

l)        Como reagiu Caloca?

m)   Como reagiram os outros garotos?

 

2.      Aproveitando as respostas que você deu, escreva um texto continuando a história lida. Mas não se esqueça do seguinte na continuação:

 

a)     O fato de aproveitar suas respostas não quer dizer simplesmente coloca-las uma depois da outra, só tirando as perguntas. Elas serão apenas um apoio para escrever seu texto.

b)     Em cada início de parágrafo, deve-se dar um espaço para começar a escrever.

c)      Quando aparece a fala de um personagem, começa-se um novo parágrafo, que inicia com o sinal de pontuação chamado travessão: __. Se você tiver dúvida nessa parte, releia o texto Marcelo, Marmelo, Martelo para tirar essa dúvida de como se faz a pontuação nas falas.

________________________________________________________________________________________________

 

 

ESCREVENDO OUTRO TEXTO

 

1 O texto termina quando Caloca se retira da reunião do clube dos garotos. Imagine o que aconteceu após a saída dele e procure responder as seguintes questões:

 

a)     Que idéias os garotos deram para conseguir uma bola de couro?

b)     Qual foi a idéia escolhida?

c)      Quem deu a idéia?

d)     Como os garotos agiram para realizar a idéia?

e)     Ele conseguiram a bola de couro?

f)      Ele conseguiram treinar com a bola antes do campeonato do bairro?

g)     Onde eles treinaram?

h)     Quando eles treinaram?

i)        Como foram os treinos?

j)        Como foi a participação dos garotos no campeonato do bairro?

k)      Ele conseguiram vencer?

l)        Como reagiu Caloca?

m)   Como reagiram os outros garotos?

 

2 Aproveitando as respostas que você deu, escreva um texto continuando a história lida. Mas não se esqueça do seguinte na continuação:

 

a)     O fato de aproveitar suas respostas não quer dizer simplesmente coloca-las uma depois da outra, só tirando as perguntas. Elas serão apenas um apoio para escrever seu texto.

b)     Em cada início de parágrafo, deve-se dar um espaço para começar a escrever.

c)    Quando aparece a fala de um personagem, começa-se um novo parágrafo, que inicia com o sinal de pontuação chamado travessão: __. Se você tiver dúvida nessa parte, releia o texto Marcelo, Marmelo, Martelo para tirar essa dúvida de como se faz a pontuação nas falas.